quarta, 25 de abril de 2018 - 08:38h
'Não vou mais precisar ir até Santana', diz autônomo sobre novo Super Fácil da Zona Oeste
Unidade será inaugurada nesta quinta-feira, 26, pelo Governo do Amapá e já está gerando boas expectativas para os moradores da região.
Por: Eloisy Santos
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
'Para a unidade da Zona Oeste posso vir até de bicicleta', comemorou o autônomo Assunção Rodrigues, 50 anos

A notícia de que o Governo do Amapá vai inaugurar uma unidade do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) na zona oeste da capital Macapá, já está gerando boas expectativas para os moradores da região. O autônomo Assunção Rodrigues, 50 anos, precisa se deslocar até o Super Fácil do município de Santana, localizado na área portuária, para solicitar emissão de documentos ou imprimir segunda via e pagar contas de energia elétrica, por exemplo.

Assunção mora no Ramal do Azul, no distrito do Coração e falou sobre o sacrifício que precisava fazer para conseguir atendimento. “Eu sempre vou de ônibus até Santana e, ainda, ando bastante do ponto de parada até o Super Fácil. Quando levo esposa e filho de colo, se torna ainda mais difícil”, relatou o morador.

Para o autônomo, a nova unidade mais perto de casa vai garantir comodidade, facilidade, economia de tempo e dinheiro. “Não vou mais precisar ir até Santana e, para a unidade da zona oeste de Macapá posso vir até de bicicleta. Ou se quiser vir de ônibus, tem uma parada bem na frente. Essa unidade veio realmente para facilitar e melhorar a nossa vida”, comemorou Assunção Rodrigues.

Daiane Silva, 21 anos, é estudante de psicologia de uma faculdade particular, que fica em frente à unidade. Ela também registrou a importância de contar com um Super Fácil na região, tendo em vista a falta de tempo entre um compromisso e outro no dia-a-dia.

 

“Eu estudo pela manhã e trabalho à tarde. Às vezes não dá tempo de sair da faculdade e ir até outra unidade central, por exemplo, para imprimir ou pagar boletos. Essa unidade vai ser a salvação de muitos estudantes atarefados, como eu. Agora é só atravessar a rua para conseguir resolver e, ainda, dá tempo de almoçar e não chegar atrasada no trabalho”, registrou Daiane.

Abrangência

O Super Fácil  Zona Oeste está localizado na Rodovia Duca Serra, Km 3, nº 887, bairro Cabralzinho, com espaço físico amplo (1.333m²), moderno, equipado, acessível e climatizado. A sua localização estratégica atende a uma região com cerca de 60 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contemplando os bairros Marabaixo (I, II, III e Jardim América); Piçarreira; Goiabal; Linhas do Polo Agrícola (A, B, C, D, E, F, G, H); distrito do Coração; a população que mora no entorno da linha do trem, além de moradores do município de Mazagão. 

Serão ofertados mais de 260 serviços por uma equipe de cerca de 130 servidores, previamente capacitados para garantir atendimento célere e de qualidade aos usuários. “A nossa perspectiva é de realizarmos entre 2 mil e 3 mil atendimentos ao dia, visto que somente uma pessoa procura de um a cinco serviços, geralmente. É um compromisso do Super Fácil prestar atendimento ágil e descomplicar a vida da nossa gente, garantindo acesso à cidadania e chegando às regiões mais distantes do centro”, frisou a diretora-geral do Siac/Super Fácil, Luzia Grunho.

Serviços e novidades

A nova unidade contará com atendimentos de diversos parceiros públicos e privados, dentre eles, os ofertados pelo Banco do Brasil (Pague Fácil), Caixa Econômica Federal (CEF) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Banco Postal).

Um dos destaques da unidade é o Super Fácil Empreendedor, que conta com atendimentos da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Junta Comercial do Amapá (Jucap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Segundo a diretora-geral, Luzia Grunho, uma novidade a ser implantada, daqui há um mês, será a vistoria do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), até o momento realizado somente na sede do órgão, na zona norte da capital. O serviço é necessário quando se faz o emplacamento, repasse de veículos e troca da cor original, por exemplo.

Outra novidade, conforme adiantou Grunho, é que a unidade fará emissão imediata da carteira de identidade, para usuários de 0 a 12 anos de idade. Também serão emitidas Carteiras de Registro de Identidade Social para transgêneros, transexuais e travestis.

E, ainda, será ofertada a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA). Essa também será a primeira unidade a contar com um caixa eletrônico 24 horas na área externa do prédio, além de um na área interna.

O Super Fácil Zona Oeste também contará com uma brinquedoteca, para que as crianças que acompanham os pais nos atendimentos possam ser acolhidas. “Toda a unidade foi pensada para realmente proporcionar aos usuários a sensação de acolhimento e de atendimento humanizado. A brinquedoteca, por exemplo, contará com educadores para interagir com as crianças, mas frisamos que a responsabilidade sob os pequenos, permanece com os pais ou parentes”, concluiu a diretora.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SUPERFACIL - Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão
R. Cândido Mendes, 0623 - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, 68900-100 - (96) 3225-6260 - contato@siac.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá