terça, 02 de abril de 2019 - 15:27h
GEA emite carteiras de identificação que concedem benefícios a pessoas com autismo
A carteira facilita o acesso a vários benefícios como isenção do IPVA, meia entrada em eventos, redução da carga horária de trabalho para servidores públicos.
Por: Denise Muniz
Foto: Super Fácil
As carteiras estão sendo emitidas na unidade Super Fácil da Zona Oeste de Macapá, na Rodovia Duca Serra

O serviço de emissão de carteiras de identificação do autista no Super Fácil da Zona Oeste, em Macapá, já soma 374 pessoas cadastradas. O benefício faz parte do pacote de ações do Governo do Amapá para a inclusão e proteção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com informações da unidade, 326 carteiras já foram entregues e as demais estão para validação. No Amapá, 28 mil pessoas têm o transtorno, segundo o governo. O documento busca facilitar a comprovação e identificação da pessoa com autismo.

No pacote de benefícios, a pessoa cadastrada tem direito a isenção no pagamento do IPVA; prioridade na fila de bancos, supermercados e lojas; redução de 50% na duração da carga horária de servidor público estadual; e meia-entrada às sessões de cinema, teatro, competições esportivas, shows e outros eventos culturais exibidos nas salas e casas de espetáculos instaladas no estado.

Nesta terça-feira, 2, é celebrado o Dia Mundial do Autismo. A data foi criada para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Serviço

Para solicitar a carteira de identificação do autista, o responsável ou representante legal deve procurar a unidade Super Fácil Zona Oeste, portando seus documentos pessoais e da pessoa com TEA, sendo cópias e originais do RG; CPF; comprovante de residência; laudo médico emitido pelo SUS ou por instituição conveniada; e duas fotos 3x4 atuais e com fundo branco. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h.

SUPERFACIL - Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão
R. Cândido Mendes, 0623 - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, 68900-100 - (96) 3225-6260 - contato@siac.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá