quarta, 25 de abril de 2018 - 10:06h
Super Fácil da Zona Oeste contará com espaço para facilitar iniciativa empresarial
São mais de dez instituições reunidas em um espaço criado para gerar ideias e incentivar empreendedores.
Por: Henrique Borges
Foto: José Baía
Todos os serviços necessários para a abertura e legalização de uma empresa vão estar disponíveis no Super Fácil da Zona Oeste

A 12ª unidade do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) será inaugurada na próxima quinta-feira, 26, na Zona Oeste de Macapá. Serão mais de 260 serviços ofertados para os cidadãos, com destaque para o Super Fácil do Empreendedor, um setor inovador que converge todos os órgãos e instituições necessários para treinamento, orientação e capacitação de novos investidores na área empresarial amapaense, para um único espaço.

As entidades envolvidas no segmento do empreendedorismo são espalhadas pela capital Macapá, tornando complicada e burocrática a jornada para um cidadão interessado em abrir ou formalizar um negócio. Agora, o novo Siac dispõe de serviços da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Junta Comercial do Amapá (Jucap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), entre outros.

A diretora de atendimento do Super Fácil, Marciane Santo, afirma que essa concentração de serviços atende a uma demanda antiga do setor empresarial. “Antes, o empreendedor peregrinava em vários órgãos para ter a legitimidade da abertura da empresa dele. Quando o Governo do Amapá pensou em reunir num único espaço físico 10 órgãos e instituições que prestam esses serviços, foi visando facilitar esse acesso em um ambiente físico pensado para o cidadão”, ressalta a diretora.

Orientação e capacitação

O investidor que procurar o espaço, se já possuir uma ideia amadurecida, vai se deparar com três categorias de serviços: orientação, processo e fomento. Caso ainda haja insegurança, o governo vai prestar, por meio das instituições, toda a orientação necessária para que o projeto se concretize e que a decisão seja tomada de forma consciente. Isso se dará através de palestras, todas as terças e quintas, no auditório do Siac, em um espaço desenvolvido para atender até 70 pessoas.

No portal do Super Fácil, além do cidadão ter acesso aos serviços e consultar os documentos necessários para o seu atendimento, também será possível acompanhar a programação das palestras do Super Fácil do Empreendedor, pelo endereço superfacil.ap.gov.br.

Amapá Empreendedor

O governo do Estado vai reunir um portfólio, chamado Amapá Empreendedor, com todas as práticas empreendedoras de todas as áreas da sociedade, com o intuito de o investidor ter mais esclarecimento sobre o potencial de cada segmento, para que ele possa se inserir, se beneficiar e contribuir de forma adequada para o Estado.

De acordo com a diretora Marciane Santo, os grandes empresários amapaenses estão cientes dessa inovação. “A aceitação do segmento empreendedor do Estado foi a melhor possível, nesta semana conseguimos reunir várias instituições e entidades da área empresarial, fazendo, assim, a divulgação desses recursos. Estamos alinhados e o segmento realmente abraçou o Super Fácil do Empreendedor”, reforça a gestora.

Super Fácil Zona Oeste

A inauguração está agendada para o dia 26 de abril, às 15h, na Zona Oeste de Macapá. O endereço é na Rodovia Duca Serra, Km 3, nº 887, bairro Cabralzinho. O espaço físico do novo Super Fácil tem 1.333m², em uma estrutura ampla e moderna, com acessibilidade, climatização e dotada de mobília e equipamentos necessários para o funcionamento.

O Super Fácil da Zona Oeste contará com serviços de utilidade pública ofertados pelo Banco do Brasil (Pague Fácil), Caixa Econômica Federal (CEF) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Banco Postal), além de um caixa 24 horas na área externa.

Serão 130 pessoas, entre atendentes, orientadores, supervisores, apoio, além da equipe administrativa. O Siac também investiu em técnicos fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que todos os usuários sejam atendidos de forma igual.

SIAC - Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão
R. Cândido Mendes, 0623 - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, 68900-100 - (96) 32256-260 - contato@siac.ap.gov.br