quinta, 26 de abril de 2018 - 08:44h
Super Fácil vai atender a Zona Oeste com potencial de crescimento econômico e da população
Nova unidade está localizada em uma posição estratégica de Macapá, levando serviços para diversos bairros e condomínios da região.
Por: Gabriel Dias
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Local foi pensado para facilitar a vida e dar mais comodidade a toda a população dessa área

A nova unidade do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), na Zona Oeste de Macapá, disponibilizará diversos serviços para a população de uma das regiões com maior potencial de crescimento econômico e populacional de Macapá. Aproximadamente 60 mil pessoas moram nos diversos bairros e condomínios espalhados por essa área da capital, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O novo espaço fica na Rodovia Duca Serra, Km 3, nº 887, bairro Cabralzinho, que também é rota de escoamento de produtos que chegam e saem diariamente do Porto de Santana, ou são produzidos no Distrito Industrial.

A diretora-geral do Siac/Super Fácil, Luzia Grunho, lembra que o novo Super Fácil também está localizado em uma posição estratégica por ser trajeto para todos que seguem de Macapá, Santana e Mazagão, municípios que compõe a região metropolitana.

O local foi pensado para facilitar a vida e dar mais comodidade a toda a população dessa área, que não precisará mais se locomover até o centro da capital ou até o município de Santana, para buscar atendimento. “Tivemos a sensibilidade de escolher um local estratégico para atender toda essa região, visando levar estes serviços para a população que mora nessa região”, frisou Luzia Grunho.

A manicure Cleidiane dos Santos afirma que a nova unidade do Super Fácil vai facilitar o acesso a serviços essenciais para a população daquela região. “Eu que trabalho aqui no Marabaixo 2, quando tinha que resolver algum problema, precisava ir até à unidade do Novo Buritizal [na Zona Sul]. Mas, agora, com esse Super Fácil próximo ao meu trabalho, vai facilitar muito”, observou.

Serviços

A expectativa é de que sejam realizados dois mil atendimentos por dia, feitos por uma equipe de cerca de 130 servidores, previamente capacitados para garantir atendimento célere e de qualidade aos usuários.

A nova unidade contará com atendimentos de diversos parceiros públicos e privados, dentre eles, os ofertados pelo Banco do Brasil (Pague Fácil), Caixa Econômica Federal (CEF) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Banco Postal). A previsão é que, no prazo de 30 dias após a inauguração, a população também tenha acesso a um caixa eletrônico 24 horas na área externa do prédio, além de um na área interna.

Outra novidade a ser implantada, será a vistoria do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), até o momento realizado somente na sede do órgão, na zona norte da capital ou em Santana. O serviço é necessário quando se faz o emplacamento, repasse de veículos e troca da cor original, por exemplo.

O funileiro mecânico Isaías Souza, aguarda ansioso pelo novo espaço para realizar o serviço que antes só era oferecido no Detran. “Como trabalho com revenda de carros usados, precisava me locomover com frequência até o Detran, para realizar a vistoria dos veículos. Isso demandava tempo, mas agora, com o serviço sendo oferecido na nova unidade, vai facilitar o meu trabalho”, avaliou.

O Super Fácil da Zona Oeste também fará a emissão imediata da Carteira de Identidade, para usuários de 0 a 12 anos de idade e Carteiras de Registro de Identidade Social para transgêneros, transexuais e travestis. E, ainda, será ofertada a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA). O espaço também contará com uma brinquedoteca, para que as crianças que acompanham os pais nos atendimentos possam ser acolhidas.

Super Fácil do Empreendedor

Outro diferencial da nova unidade será o Super Fácil do Empreendedor, um setor inovador que converge todos os órgãos e instituições necessários para treinamento, orientação e capacitação de novos investidores na área empresarial amapaense, para um único espaço.

As entidades envolvidas no segmento do empreendedorismo são espalhadas pela capital Macapá, tornando complicada e burocrática a jornada para um cidadão interessado em abrir ou formalizar um negócio. Agora, o novo Siac dispõe de serviços da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Junta Comercial do Amapá (Jucap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), entre outros.

O microempresário do ramo alimentício, Raimundo Alves, ficou satisfeito com a novidade, pois assim ele terá acesso aos atendimentos direcionados à empresa dele. “Quando eu tiver alguma coisa para resolver sobre a minha empresa, agora terei onde ir, é bem aqui próximo”, falou.

O investidor que procurar o espaço, se já possuir uma ideia amadurecida, vai se deparar com três categorias de serviços: orientação, processo e fomento. Caso ainda haja insegurança, o governo vai prestar, por meio das instituições, toda a orientação necessária para que o projeto se concretize e que a decisão seja tomada de forma consciente. Isso se dará através de palestras, todas as terças e quintas, no auditório do Siac, em um espaço desenvolvido para atender até 70 pessoas.

SIAC - Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão
R. Cândido Mendes, 0623 - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, 68900-100 - (96) 32256-260 - contato@siac.ap.gov.br