quinta, 31 de janeiro de 2019 - 09:50h
Amapá e Banco da Amazônia assinam protocolo de investimentos de mais de R$ 400 milhões
Dez imagens da capital serão expostas em esquinas da cidade. Outras 20 fotos farão parte de uma exposição itinerante, que começa pela Fortaleza de São José.
Por: Ailton Leite
Exposição de fotos antigas de Macapá fazem parte da programação do governo do Estado para o aniversário da cidade

A exposição “Esquinas e Memórias” vai mostrar como era antigamente a cidade de Macapá. Idealizada pelo governo do Estado, a exposição faz parte da programação em comemoração aos 261 anos da capital amapaense, celebrada na próxima segunda-feira, 4. As fotos estarão expostas em várias esquinas da cidade a partir de sexta-feira, 1 de fevereiro, quando iniciam as comemorações do aniversário.

Para a exposição, foram selecionadas 30 fotos, do fim do século XIX e das décadas de 40, 50, 60 e 70. Os organizadores colocarão dez fotos em vários pontos da cidade, como o Poço do Mato, no bairro do Laguinho, em frente ao prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), onde funcionava o Fórum de Macapá, dentre outros.

“O objetivo é despertar nas pessoas a importância de valorizar a memória da cidade, que cresceu e se desenvolveu, mas a história e as memorias da cidade não podem ser deixadas de lado”, frisou o jornalista e publicitário Manoel do Vale, que faz parte da comissão organizadora.

As outras 20 fotos farão parte de uma exposição itinerante, que começa pela Fortaleza de São José de Macapá, também na sexta-feira, 1, onde ficará até o dia 4. No dia 5, a mostra ocorrerá em um shopping localizado na Rodovia JK.

Campanha “Doe lembranças”

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), do Núcleo de Produção Digital (NPD) e outros parceiros, vai lançar durante os 261 anos de Macapá, a campanha “Doe lembranças”. Trata-se de um projeto que visa a coleta de imagens da cidade, que farão parte de um acervo digital e serão expostas nos 262 anos da cidade, em 2020.

“A ideia é coletar material físico que possa ser escaneado e, depois, dar uma boa qualidade para, ano que vem, possamos ter muita coisa para mostrar aos macapaenses”, ressaltou Do Vale.

Para participar desta campanha, basta a pessoa acessar através do sistema QR Code do celular, as fotografias que estarão expostas este ano.

O sistema, além de dar todas as informações sobre a programação de aniversário da capital, vai também contar um pouco sobre a história da fotografia exposta. Através dele, a pessoa vai poder acessar os endereços e contato para fazer a doação do material.

SIAC - Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão
R. Cândido Mendes, 0623 - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, 68900-100 - (96) 32256-260 - contato@siac.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá