quinta, 31 de janeiro de 2019 - 09:30h
Governo do Amapá anuncia retomada de cirurgias neurológicas
Procedimentos serão retomados graças à aquisição de um microscópio, com tecnologia de ponta, que já foi instalado no Hcal.
Por: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues
Equipe estima fazer entre 12 e 15 cirurgias neurológicas por mês.

O Governo do Estado do Amapá prevê, para a partir do mês de fevereiro, a retomada de cirurgias neurológicas, como aneurisma e a retirada de tumores no cérebro, a serem feitas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). A medida será possível graças à aquisição de um microscópio, com tecnologia de ponta, usado em países de primeiro mundo, para a realização destes tipos de procedimentos.

O equipamento, modelo Zeiss OPMI VARIO 700, foi instalado na manhã desta quarta-feira, 30, no centro cirúrgico do Hcal. Na oportunidade, o técnico da empresa responsável pela instalação do microscópio, também realizou a capacitação dos neurocirurgiões e equipe multiprofissional, que fará o manuseio do aparelho durante a realização das cirurgias.

Segundo o neurocirurgião chefe da equipe técnica do Hcal, Alejandro Cadena, com a chegada do microscópio, a intenção é que as cirurgias sejam retomadas já na próxima semana. "Hoje, praticamente 90% das neurocirurgias são feitas com a utilização de equipamentos como este. Estávamos impossibilitados de realizá-las no hospital devido o que tinha ter danificado. Com a chegada do novo, nós pretendemos retomar as cirurgias na semana que vem", explicou o especialista.

No Amapá, o suporte a estes tipos de cirurgias se manteve, por mais de 1 ano, com pactuações junto a hospitais da rede privada, o que acabava elevando os custos da saúde estadual, por se tratarem de procedimentos caros, devido a alta complexidade. Ainda segundo o médico, o equipamento que era usado pela equipe estava precário com mais de 24 anos e, depois que apresentou problemas, foi desativado.

A aquisição do microscópio também faz parte do plano de reaparelhamento da saúde, que já entregou mais de 150 novos equipamentos, só em 2018. O aparelho foi adquirido com recursos do tesouro estadual, a um valor de R$ 445 mil e é extremamente necessário por auxiliar o cirurgião, com grande qualidade, a acessar pontos precisos e complexos durante os procedimentos.

Para a secretária adjunta de atenção à saúde, Hely Góes, a aquisição do equipamento representa o esforço do governo em prestar a devida assistência aos usuários da saúde pública no Amapá. "Desde o início da gestão temos trabalhado em melhorar a qualidade da saúde amapaense, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos. Sem esse aparelho, a cirurgia neurológica mais simples, por exemplo, era feita no em um hospital particular a um custo de mais de R$ 30 mil reais. Com o microscópio, esse dinheiro poderá ser reinvestido para melhorar outros pontos da nossa saúde", enfatizou a gestora.

Ainda segundo a secretária, os procedimentos neurológicos são grandes causadores da judicialização da saúde em todo o país. De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, com base nos dados dos Núcleos de Apoio Técnico (NAT-JUS), entre 2014 e 2016, a judicialização na saúde cresceu 250%, elevando os gastos de 392,9 mil, em 2014, para 1,3 milhão em 2016.

Aparelho

O microscópio Zeiss OPMI VARIO 700 é fabricado na Alemanha e apresenta uma série de diferenças tecnológicos, como câmera Full HD integrada, controles motorizados acionados por joysticks para focalização e zoom, iluminação por fibra óptica, sistema ergonômico com funções automatizadas em touchscreen e ausência de cabos. A tecnologia permite um movimento fino que resulta num excelente suporte ao cirurgião com o mínimo esforço, posicionamento preciso, agradável e fácil.

A imagem microscópica se caracteriza por um ótimo contraste e pelo reconhecimento de detalhes com um grau de profundidade de campo. O equipamento possui rotação de 360 graus ao redor do seu eixo bem como, freios eletromagnéticos em todos os movimentos do aparelho. O Zeiss OPMI VARIO 700 permite ainda integração com sistemas de neuronavegação, com sistema de sala cirúrgica inteligente e com micromanipulador para laser.

SIAC - Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão
R. Cândido Mendes, 0623 - Perpétuo Socorro, Macapá - AP, 68900-100 - (96) 32256-260 - contato@siac.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá